
A terapia integrativa sistêmica é uma abordagem psicológica que se concentra na interação entre as pessoas e suas respectivas estruturas sociais e familiares. Ela pode ser usada para ajudar indivíduos, casais, famílias e grupos a entender e mudar os padrões de comportamento que estão causando problemas.
Uma das principais características da terapia integrativa sistêmica é que ela considera que os problemas psicológicos são resultados de relações interpessoais e não apenas de questões internas a uma pessoa. Isso significa que, em vez de se concentrar apenas no indivíduo, a terapia também se concentra nas relações e dinâmicas familiares e sociais que podem estar contribuindo para o problema.
Ela também se concentra em ajudar as pessoas a encontrar soluções práticas para seus problemas. Em vez de se concentrar apenas em falar sobre os problemas, a terapia integrativa sistêmica também se concentra em encontrar maneiras de mudar as dinâmicas e comportamentos que estão causando os problemas.
Alguns exemplos de como esta terapia pode ajudar incluem:
- Ajudando os membros de uma família a se comunicarem melhor entre si e a resolver conflitos de maneira mais saudável
- Ajudando os casais a trabalhar juntos para superar problemas de relacionamento
- Ajudando indivíduos a entender como suas interações com outras pessoas estão afetando seus problemas psicológicos
- Ajudando grupos a trabalhar juntos de maneira mais colaborativa e eficaz.
Em resumo, a terapia integrativa sistêmica é uma abordagem psicológica que se concentra na interação entre as pessoas e suas respectivas estruturas sociais e familiares, busca entender os problemas como resultantes de relações interpessoais e se concentra em encontrar soluções práticas para os problem